O QUE FAZER QUANDO SEU GATO URINA EM LUGARES INAPROPRIADOS?

Uma das mais comuns reclamações de comportamento em gatos é a eliminação de urina em local inapropriado. Esse tipo de comportamento é dividido em dois tipos:

  1. um no qual os gatos urinam do lado de fora da caixa sanitária e
  2. aqueles no qual os felinos urinam pela casa para demarcação de território.

Em todos os casos é importante fazer a diferenciação do problema para que se faça uma terapia adequada. Mesmo com essa diferenciação, a terapia comportamental pode ser necessária concomitante com o tratamento médico, porque os problemas de comportamento podem ter início como resultado de um condicionamento negativo. Por exemplo, um gato com uretrite pode associar a dor com a caixa sanitária e procurar locais alternativos para eliminação.

Existem manejos que podem eliminar esses comportamentos indesejados, desde que sejam exclusivamente associados a problemas comportamentais, por exemplo: manter a caixa sanitária limpa, não usar soluções de limpeza muito forte, oferecer pelo menos uma caixa por gato em localizações diferentes, colocar a caixa em locais tranqüilos, não colocar a caixa sanitária próximo aos pratos de comida e água, colocar uma caixa alternativa onde estão os locais de “acidentes” e a medida que esta for usada poderá ser movida poucos centímetros por dia até um local aceitável para o proprietário, também podem ser colocados obstáculos no lugar onde o gato esteja urinando inapropriadamente, como por exemplo, usar pinhas ou folhas de papel alumínio em vasos de plantas.

Se a situação estiver insustentável para o proprietário, que esse coloque o seu gato num local isolado que seja pequeno e distante do local onde ele costuma estar, oferecendo todas as condições necessárias e permitindo um maior tempo de liberdade de acordo com a readaptação do gato.

Medicamentos não são normalmente indicados para esses gatos com problemas de comportamento. Em vez disso um manejo ambiental e comportamental deve ser implementado.

Sempre que o gato apresentar um comportamento fora do padrão, ele deve ser encaminhado para uma avaliação veterinária em busca da causa provável e resolução do problema.

About these ads

Uma resposta para O QUE FAZER QUANDO SEU GATO URINA EM LUGARES INAPROPRIADOS?

  1. Roberto disse:

    Achei super interessante e esclarecedor,pois vivo tendo problemas com esses bichos mal educados,se ao menos eu conseguisse reverter esse quadro.O pior é que estou a ponto de largar minha mulher com os gatos,tenho dois pastores capa preta super educados ,que vivem no quintal e são adestrados.Eu preciso da casa limpa,pois,sou terapeuta,atendo clientes e minha clínica que é estabelecida em minha residencia e como tal tem que estar limpa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: