Como educar o meu cachorro?

Aprender sobre o comportamento dos cães e como educá-los deveria ser uma tarefa obrigatória a toda pessoa que adquire um cãozinho.  Retirei algumas dicas do livro Florais para cães, da autora Jackline Pinto, por sinal um livro muito interessante, que poderão ajudar na hora da educação.

  1. Criar uma rotina : Colocar o alimento nos horários corretos, não deixar alimentação à vontade. Ensinar a urinar e defecar no local correto;
  2. Elogios/punição: Elogiar, presentear em acertos; Punir somente com tom de voz forte ou spray de água no rosto, mas só é válida a punição feita na hora H, ou seja, no momento exato do ato indesejado; se feita depois, além de ser inútil, pode ser muito prejudicial; Manter sempre a sua palavra;
  3. Seja forte: Não se sinta culpado por deixar o animal em casa sozinho. Ele deverá se acostumar com a rotina da casa, e não a casa com a rotina dele. Com certeza ele irá se adaptar; é somente uma questão de tempo e paciência.
  4. Se ele latir demais, ignore-o: O latido realmente incomoda e eles são tão esperto que sabem que ganham o dono no latido. Portanto, seja mais inteligente que ele: ignore-o. Ele, percebendo que não consegue o que quer, gradativamente deixará de latir;
  5. Não fazer festa para o animal quando chegar em casa: Isso é o mais difícil nesse processo, mas precisamos fazer esse esforço para não estimularmos o comportamento ansioso da espera. Portanto, devemos fazer carinho no animal somente após o término da euforia dele. Entre em casa, disfarce, vá ao quarto, ao banheiro e depois que ele estivem bem calmo faça carinho, sem muita exaltação.
  6. Para diminuir o comportamento de espera: Diga “volto já” e saia. Ausente-se por cinco minutos, volte, ignore o animal até ele ficar calmo e tranqüilo e depois faça um carinho. Após 30 minutos, diga “já, já volto” e saia. Ausente-se por dez minutos, volte, ignore o animal até ele ficar calmo e tranqüilo e depois faça um carinho. Mais uma vez, depois de uma hora, diga “já, já volto” e saia, ausente-se por 30 minutos, volte, ignore o animal até ele ficar calmo e tranqüilo, para depois fazer um carinho. Faça o mesmo depois de duas horas. Repita esses exercícios durante cinco dias consecutivos, e vá aumentando os espaços de tempo até chegar no horário necessário para que ele fique só e bem equilibrado.

Não esqueça: quando sair, deixe seu animal seguro e tranqüilo, com uma camisa recém-usada (não lavada), um rádio ligado e pelo menos uma luz acesa na casa (quando for noite).

Dedique um tempo para vocês, um tempo prazeroso, para que ele sinta que, apesar das mudanças, continua sendo muito amado. Que tal três passeios por dia? Pode ser só por 30 minutinhos!!

About these ads

10 respostas para Como educar o meu cachorro?

  1. DAIANA BERNARDI disse:

    Olá tudo bem, gostei muito da mátéria de vocês.
    Bom tenho uma Fila seu nome é Dara ela está com 3 messes, e não consegui ainda fazer com que ela faço o xixi, no lugar certo, ja comprei o pipi dog, deu certo as vezes, ela não ficava na coleira deixo agora na coleira e com jornal por perto mas mesmo assim as vezes faz no jornal as vezes não, como poço fazer para ensinar, ela.

  2. Marcos André disse:

    valeeo . . .
    Ajudou muito !
    Muito obrigado !

  3. Paula Andrade disse:

    Concordo totalmente. Todo mundo que tem um cão deveria se preocupar em entendê-lo e adestrá-lo. Afinal, um cão com limites é um cão feliz.

  4. elisabete santos disse:

    oi gostaria muito de saber como educar o meu pint
    ele tem cinco mes e muito inteligente mas nao tem jeito de ensinar ele a fazer xixi e coco
    ele sabe que nao deve fazer sugeira dentro de casa sei disso porque ele faz e foge de mim porque sabe que vou briga com ele ja tentei de tudo adoro ele mas nao da de aguentar ele fazendo sugeira nos tapete um dia fez ate encima do sofa como fasso para ensinar uo isso eu nunca vou conseguir se souberem um jeito me conte porfavor

  5. jerusa de oliveira disse:

    ola tudo bemm..adorei a materia parabens…tenho um filhote de boxer com 3 meses encontrei ele na rua perdido trouxe ele p casa ….mas ele nao obedece nada ele faz xixi e coco dentro de casa ja fiz de tudo bati nele chamo a atençao dele elogio ele qd ele fazno local certo mas nada adiantou…ele fica dentro de casa e dormi la fora na cama dele…mexe em tudo é super arteiro..e teimoso sabe principalmente qd ele faz arte o que devo fazer nesse caso nao quero o castramento pois ele é muito novo obrigada

  6. Sônia disse:

    olá gostaria de saber, com faço para que o meu cachorro deixe de morder, estragar todos os calçados,e mais o que vier pela frente.Quais as dicas devo seguir?

  7. andreza disse:

    Gostei muito dessas dicas, vou ver se dá certo com o meu cão.

  8. Isabela Lima disse:

    oi ameiii tudo. agora vou por em prática vou começar amanhã mesmo. obrigada pela matéria

  9. emilynickel disse:

    Gostei do comentário, graças a ele meu cachorro obedece tudo direitinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: