Por que esterilizar seu animal?

Por que você deve esterilizar (castrar) o seu animal?
Porque a esterilização é a maneira mais humanitária de se fazer o controle populacional de cães e gatos e, é de fato a única eficaz. Evita o sacrifício de milhares de animais que são jogados nas ruas por falta de lares suficientes para eles.
O que é a esterilização?
Esterilização (castração) é uma cirurgia que consiste na remoção do útero e de ovários na fêmea, e dos testículos no caso dos machos. Trata-se de um método definitivo que impedirá a procriação. Ela deverá ser feita somente por médico veterinário, estando o animal sob o efeito de anestesia geral. A esterilização é um ato de amor e responsabilidade.
Vantagens da esterilização ou castração:
A esterilização evita nas fêmeas: tumores de mama (quando feita precocemente), tumores de ovário e útero, infecções de útero, incômodos gerados durante o cio, redução dos problemas dermatológicos, evita pseudociese (gravidez psicológica).
Já nos machos, previne a hiperplasia benigna da próstata, tumores nos testículos, diminuem os acidentes causados pelos “passeios” em busca de fêmeas no cio, assim como a demarcação do território com urina.

A esterilização vai mudar o meu animal?
A esterilização não muda o comportamento de cães e gatos. As manifestações instintivas, como a capacidade de defender o território nos cães e de caçar nos gatos, permanecem iguais. Também não é verdade que a castração provoque preguiça e obesidade. Animais operados devem, isso sim, ingerir menos calorias. Mas quando recebem dieta adequada e fazem exercícios regularmente, a silhueta se mantém perfeita e a vitalidade não sofre nenhum prejuízo.
A esterilização contribui para o controle das zoonoses?
Também é um procedimento de saúde pública, já que diminui a contaminação ambiental de ovos de parasitas eliminados no ambiente, que em algumas zoonoses(doenças transmitidas dos animais aos homens e vice-versa) são liberados pelos animais ainda na fase de filhotes.

Por que a esterilização precoce é vantajosa?
A HSUS ( Human Society of United States), AVMA ( American Veterinary Medical Association), a SPCA ( Societé pour la Prévèntion de Cruauté envers les Animaux) concordam que é seguro castrar animais a partir de 8 semanas (2 meses) de idade .
A gonadectomia (esterilização de filhotes) é um procedimento seguro, mais rápido e de menor custo que nos adultos, e os animais apresentam rápida recuperação. E diminui a incidência de obesidade nos caninos e incontinência urinária nas cadelas. Fêmeas esterilizadas antes do primeiro cio (que é aproximadamente aos 6 meses) têm um risco praticamente nulo de desenvolver tumores mamários.
A importância de sua adoção está na constatação de que um dos fatores que contribuem para a grande quantidade de animais abandonados é a primeira cria já na ocorrência do primeiro cio.

As estatísticas revelam que animais castrados vivem mais e se tornam mais afeiçoados a seus donos. Em retribuição, tendem a receber mais carinho, o que melhora sua qualidade de vida.

OFEREÇA AOS ANIMAIS DOMÉSTICOS UMA EXISTÊNCIA MAIS LONGA E FELIZ. ESTERILIZE-OS.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: