COMO FAÇO PARA MEU ANIMAL TER UMA PELAGEM BONITA?

Cuidados com os pêlos de cães e gatos fazem parte cada vez mais da vida desses bichinhos. Mas existem alguns cuidados básicos que todo proprietário deve adotar para manter a pelagem de seu animalzinho bonita e saudável. Cães que possuem pelagem longa (poodle, bichon frisé, maltês, shih-tzu, lhasa apso, schnauzer, cocker, collie, bernese, pastor alemão e outros) na sua maioria exigem cuidados de escovação e banho constantes. O que gostaria de salientar, pela experiência de 10 anos como tosadora, é que quando se opta por uma raça dessas, deve-se ter consciência do custo e da dedicação para mantê-los bonitos e bem tratados. A freqüência de banhos ou de vezes em que deverão ser escovados por semana, vai depender de cada cão, do local onde vive, e do tipo de pêlo. Mas aí vão algumas sugestões para facilitar a vida de seu pet na hora do banho ou da tosa:

Evite ao máximo o uso de roupas em seu animal, pois além de propiciarem a formação de nós, muitas vezes sem possibilidade de serem desmanchados sem machucar o animal, elas também podem causar alergias. Além do mais, a pelagem do cão ou gato já é uma proteção natural contra o frio, então somente em locais de frio extremo seria necessário a utilização dessas.

Escove a pelagem no mínimo 2 vezes por semana, ela remove os pêlos mortos, retira a sujeira, e permite que a pelagem se torne mais macia e vistosa.

– Quando o proprietário optar por banhar o animal em casa, deve lembrar-se de que após o banho ele precisa ser bem escovado. Um dos maiores problemas nesse caso, é que quando animal é banhado e não recebe escovação, ele acaba ficando cheio de nós, gerando um problema para o cão ou gato, e para o tosador que muitas vezes se vê obrigado a tosar o animal por falta de opção.

– Procure evitar o uso de xampús que contenham muitas substâncias químicas. Dando atenção principalmente a branqueadores, clareadores, escurecedores, e todo tipo de produto que não for de formulação o mais natural possível.

– Fique atento à presença de parasitas, como sarna, pulgas, carrapatos, piolhos, e também à presença de seborréia ou outras doenças de origem endócrina. Sempre procure um veterinário que possa avaliar a condição de seu animal e o tratamento adequado para os eventuais problemas.

Como se pode ver, tendo alguns cuidados e uma boa alimentação, seu cão ou gato vai estar sempre roubando a cena.

Só para finalizar, a Blanche recebeu cuidados semanais nos primeiros meses, agora passou receber cuidados quinzenais, já que sua pelagem que está em ótimas condições permite um intervalo maior para banhos e escovações.

5 respostas para COMO FAÇO PARA MEU ANIMAL TER UMA PELAGEM BONITA?

  1. Su disse:

    SENSACIONAL!!!!🙂 Meus parabéns!

  2. Nadieg Cristina disse:

    Não acredito que é o mesmo cão… tenho uma pegunta: Tenho uma poodle toy de 9 meses e de uns 3 meses para cá ela vem apresentando umas manchas abricó em cima das costas, já me disseram que pode ser da ração, existe alguma ração que ajude a clarear os pêlos, e como faço para deixar ela tão barnquinha assim como a blanche?
    Nem parece o mesmo cão, é praticamente inacreditável, eu dou banho na minha cachorrinha uma vz por semana, mas mesmo assim, eu nuuuuuunca consegui atingir um branco assim tão puro, existe algum shampoo especial???
    Por favor me ajude, gostaria de dxar minha filhote liiiiiinda como a tua, e depois dessas fotos vi que é possível!!!!
    Bjus!

  3. disse:

    Cristina, existem alguns poodles que apresentam essas manchas abricós misturadas na pelagem, e se esse for o caso, dificilmente irá conseguir clareá-las sem agredir a pelagem. A Blanche já tem uma pelagem naturalmente branca, embora na ponta do rabo ela também tenha essa manchinha mais escura. Existem xampús branqueadores, mas eu não costumo usar pq acho que agridem demais a pelagem com o uso rotineiro. Existe a ração da Hill’s, que inclusive é o que a Blanche come, que ela promete clarear as manchas provenientes da saliva e das lágrimas a longo prazo e desde que não sejam oferecidos outros alimentos concomitantes. Como a tua poodle ainda é novinha, a pelagem dela ainda poderá mudar bastante, inclusive clarear mais naturalmente. Mas é claro, sempre consulta o teu veterinário para excluir qualquer problema de saúde que pode estar ocasionando alterações na pelagem. E sempre use produtos de boa qualidade para banhá-la e o mais natural possível. Um abraço e boa sorte com a tua cachorrinha.

  4. katia disse:

    eu tenho um cachorro igual eo Blanche, gostaria de saber seu eu estou certa de toda semana, ele deve tomar banho no Pet pois meu marido todo o final de semana, ele leva ele passear no Parque que tem proximo de nossa casa,e na segunda feira de manhã ja vai logo, tomar banho, estou certa, espero sua resposta, grata…

  5. yago disse:

    oi , foi mt bom o q li , inacreditavel mesmo a mudança de sua cachorra , o meu a mae e o pai sa brancos purinhos , porem os filhotes nasceram com manchas abrico , queria saber se o meu pelos pais serm brancos puros pode ainda ficar branquinho ?
    mt obrigadoo aguardo respostas o quanto antes !!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: